Mudar Registo

Mudar Registo

Mudança do registo dos domínios

Além da mudança de domínios entre servidores existe habitualmente a mudança do registo de domínios.

O fornecedor de serviços de alojamento faz muitas vezes o registo do domínio ou oferece condições favoráveis para fazer o mesmo. Além do negócio adicional, isto tem vantagens na altura de mudança pois permite mais facilmente sincronizar a alteração dos nameservers com a alteração dos dados.

Quando se muda de fornecedor de serviço de alojamentos é habitual mudar também o registo do domínio para o novo fornecedor. Frequentemente esta mudança bem como a alteração dos nameservers obriga a falar com o fornecedor anterior. O processo de mudança do registo do domínio é independente do processo de mudança dos nameservers e da mudança do alojamento.

Para mudar o registo do domínio é preciso:

  1. Desbloquear o domínio para poder ser mudado
  2. Obter o código de segurança que permite fazer a mudança do domínio
  3. Efectuar o pedido de transferência de domínio no novo fornecedor
  4. Autorizar a transferência do domínio em resposta a um mail que é enviado para o responsável administrativo do registo do domínio

Depois do passo 4 é habitual demorar até 6 dias para que a administração do registo do domínio passe para o novo fornecedor.

Em situações extremas tivemos situações de se demorar 2 ou 3 semanas para fazer a mudança e mesmo casos em que quem tinha feito o registo anterior ter desaparecido e ser preciso esperar quase 4 meses por o domínio caducar e poder voltar a ser registado.

A mudança do registo do domínio não pode ser feita nos 60 dias imediatos a ter sido registado ou renovado e deverá ser efectuada com algumas semanas de antecedência em relação à data limite para evitar ter que renovar com o fornecedor inicial.

Se esperar que o domínio expire terá que o renovar com o mesmo fornecedor.

Estrutura do registo

O registo de um domínio é algo que é apenas alugado por alguns anos.

A entidade que gere a nível mundial o registo dos domínios é a ICANN.

A ICANN define quem é a entidade que gere os domínios com uma determinada extensão. No casos dos domínios .COM é a Verisign sendo chamado de Registry.

A Verisign aceita depois entidades que registam domínios conhecidas por Registrars

As empresas de alojamento inscrevem-se como revendedoras (Registration Service Providers) perante os Registars.

Os utilizadores pedem o registo de domínio através dos Registration Service Providers.