Vírus

LimparVirus

O que fazer se desconfio que tenho vírus no meu computador ou se a sua página começar a mostrar páginas estranhas ?

 

Se notar o seu computador lento poderá tentar correr alguns programas que tentam limpar várias coisas deixadas para trás ou detectam situações estranhas no seu computador.

 

Dos programas que deve testar usar destacamos:

 

Antivirus

Existem diversos antivirus alguns gratuitos e outros pagos. Nos gratuitos tem o AVG, o Avast e o Avira por exemplo.

Acima de tudo tenha um antivirus actualizado.

 

Limpeza de registos

http://www.eusing.com/free_registry_cleaner/registry_cleaner.htm

Este programa limpa o seu registry. O registry é onde os programas guardam diversos parâmetros. Por vezes ao serem desinstalados os programas não removem informação daqui e colocam programas a serem executados automaticamente nos quais não se tem interesse.

http://www.iobit.com/advancedwindowscareper.html

Este sistema faz várias limpezas adicionais. Tenha atenção a que pode limpar também os dados dos últimos ficheiros abertos nos seus programas.

 

Outras protecções

Existem outros programas que ajudam a manter o seu computador seguro

WinPatrol - Vai detectando todas as alterações e permite bloquear a instalação de software com comportamento suspeito.

 

Firewall

Além da firewall que vem habitualmente com o Windows pode também testar o comodo firewall ou outras.

Estes programas permitem bloquear o acesso ao seu computador por outros ou evitar que alguns programas instalados no seu computador se liguem sozinhos a servidores da internet sem o seu consentimento.

Se no entanto bloquear demasiado pode ficar sem acesso à internet.

Se usar um router de acesso à internet este também terá uma firewall instalada mas poderá ter que alterar alguma coisa na sua configuração para que a mesma seja segura.

 

Bom senso

Não abra ficheiros de pessoas que não conhece em especial se forem executáveis. Não entre em páginas web que ofereçam toques grátis, jogos grátis,etc. Não clique na publicidade de sites que ofereçam dinheiro, imagens ou programas "interessantes".

Não responda a mails estranhos.

Desconfie sempre que lhe comecem a aparecer "pop ups" com frequência. Instale bloqueadores destes.

 

Recuperação do sistema

Se tiver problemas mais graves deverá garantir que tem os seus sistemas da backup e cópias de segurança a funcionar e a partir de outro computador arranjar ferramentas para fazer a recuperação do seu computador.

Além do CD de instalação do sistema operativo ou do computador poderá também descarregar e gravar CD´s de recuperação como sejam o

System Rescue CD - http://www.sysresccd.org/Main_Page

http://trinityhome.org/Home/index.php?wpid=1&front_id=12

Estes CD's permitem arrancar o seu computador mesmo que tenha havido vírus a dar cabo do sistema ou feito algo mais grave.

Se tiver uma infecção geral de vírus esta é a forma de os conseguir remover porque se arrancar com o sistema operativo normal poderá estar a alastrar o mesmo e não conseguir limpar.

 

Existem vários programas para fazer backups mas habitualmente a parte mais dinâmica dos dados é a mais difícil de ter backups actualizados em especial os mails.

Para estes recomenda-se uma aplicação como o MailStore que lhe permite ficar com cópias dos seus mails.

Tente guardar as suas cópias de segurança noutro local ou pelo menos noutro disco para no caso de um disco se avariar não perder os seus dados.

 

Página hackeada

Se tem a sua página hackeada isso pode ser por diversos motivos. A nível do servidor em servidores partilhados habitualmente existem protecções contra uma conta poder escrever noutras ou contra ter permissões excessivas em ficheiros.

No entanto se usar scripts desactualizados ou tiver permissões excessivas ou outras portas de abertura poderá ter o seu site hackeado directamente no servidor.

Por outro lado existem "vírus" que entram no seu computador e tentam obter os dados de acesso à conta.

Nesse caso além de limpar o vírus do lado do servidor terá que limpar igualmente o seu computador e depois deve mudar as passwords de acesso à conta por ftp ou do cpanel.

Não use passwords excessivamente simples de serem advinhadas.

 

Desinstalação de programas

Por vezes os programas mesmo depois de desinstalados deixam muitos ficheiros para trás.

http://www.revouninstaller.com/

Este programa permite desinstalar os programas e para lá de chamar o desinstalador do programa ainda verifica o que o programa deixou ficar para trás e permite apagar esses componentes.